A presente Assessoria direciona sua avaliação à revisão dos seguintes trabalhos acadêmicos: Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pós-Doc; Plano Acadêmico e Elaboração de Memorial Circunstanciado.

A revisão consiste em identificar os pontos ‘frouxos’ que fragilizam a qualidade de um trabalho acadêmico.

  • Avaliação Textual / Linguagem
    1. Título adequado ao conteúdo
    2. Palavras-chave adequadas
    3. Debate teórico coerente e satisfatório
    4. Dados apresentados justificam as interpretações
    5. Apresentação do material descritivo
    6. Referências adequadas e necessárias
    7. Referências redigidas de acordo com as normas exigidas
    8. Fontes atendem /esclarecem o tema apresentado
    9. Linguagem técnica em harmonia no texto
    10. Coerência / Repetição / Clareza / Precisão
    11. Conexões lógicas
    12. Argumento inteligível
    13. Passagens repetitivas ou dispensáveis
    14. Conteúdo livre de preconceitos e injúrias
    15. Necessidade de incluir/excluir item/subitem para aprimorar o texto
  • Avaliação estrutural
    1. RESUMO INFORMATIVO
    2. INTRODUÇÂO (adaptado ao modelo exigido de cada instituição)
      1. Descreve a circunstância presente do autor, seu conhecimento sobre o assunto proposto
      2. Breve revisão bibliográfica.
      3. Explicita a justificativa da pesquisa.
      4. Delimita / contextualiza do tema / problema da pesquisa
      5. Hipóteses (em caso quantitativo) ou proposições (em caso qualitativa)
      6. Esclarece o objetivo geral
      7. Ressalta a importância / relevância do tema
      8. Breve relato da metodologia adotada
      9. Explicita a contribuição do estudo
      10. Apresenta a estrutura geral do trabalho
    3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
      1. Levantamento da bibliografia relevante
      2. Reforço da fundamentação teórica
    4. UNIVERSO DA PESQUISA
      1. Campo de pesquisa (comunidade ou instituição) seu perfil social e cultural
      2. Instalações necessárias
      3. Pessoas envolvidas
      4. Garantias éticas às pessoas participantes
      5. Medidas que garantem a liberdade de participação do/a participante
    5. METODOLOGIA DE PESQUISA
      1. Expõe métodos e procedimentos devidamente justificados por meio da fundamentação científica.
      2. Apresenta a forma da construção de rede de informantes.
      3. Explicita as formas de abordagem ou o esquema de recrutamento dos participantes.
      4. Descreve as técnicas utilizadas na coleta e análise de dados e sua relação direta com os objetivos do estudo
      5. Descreve o modelo utilizado ou a modelagem empregada, as simplificações e/ou adaptações realizadas, o método de cálculo utilizado e/ou expõe a montagem experimental
      6. Informa os riscos para execução da pesquisa e as medidas para sua minimização
    6. ANÁLISE, INTERPRETAÇÃO / DISCUSSÃO DOS DADOS
      1. Apresentação dos dados de forma objetiva e lógica
      2. Mostra de tabelas, quadros ou figuras em geral
      3. Discussão, análise e interpretação dos resultados
      4. Resultados discutidos à luz da literatura
      5. Apresentar os problemas no processo de levantamento dos dados
    7. CONCLUSÕES, CONSIDERAÇÕES FINAIS
      1. Retomar, a partir dos resultados produzidos, os objetivos alcançados
      2. Conferir se as questões propostas foram respondidas
      3. Verificar se as hipóteses ou proposições foram confirmadas
      4. Evidenciar a contribuição do trabalho ao conhecimento produzido na referida área de estudo
      5. Incluir destaques particulares da pesquisa: métodos e dados
      6. Sugestões para pesquisas futuras e outras questões
      7. Benefícios diretos e indiretos para a população estudada bem como para a sociedade.
      8. Formas de divulgação dos resultados da pesquisa para a população acadêmica e para a sociedade.
  • Elementos pré-textuais
    • Folha de rosto/anverso (frente)
    • Folha de rosto/verso (Ficha Catalográfica)
    • Folha de aprovação
    • Dedicatória
    • Agradecimentos
    • Epígrafe
    • Resumo em língua vernácula
    • Resumo em língua estrangeira (Abstract)
    • Lista de ilustrações
    • Lista de tabelas
    • Lista de siglas e abreviaturas
    • Lista de símbolos
  • Elementos pós-textuais
    • Referências
    • Apêndices
    • Anexos
  • Formatação
    • Dimensões de páginas e margens
    • Fonte (tamanho e estilo)
    • Fonte adequada para seções / subseções, citação, legenda e notas
    • Parágrafos
    • Recuos
    • Layout da página
    • Espaçamentos e alinhamentos entre linhas, títulos e seções
    • Referências diretas e indiretas
    • Notas de referências e explicativas
    • Siglas
  • Avaliação textual: linguagem, forma, conteúdo e estrutura
    • Título condiz com o conteúdo e o universo científico
    • Dados justificam as interpretações
    • Se é imprescindível conter algum item / subitem para aprimorar o texto
    • Se é oportuno restringir / excluir / encurtar passagens / citações / parágrafos
    • Referências de acordo com as normas para publicação
    • As fontes atendem / esclarecem o tema apresentado
    • Conteúdo e linguagem livres de preconceitos racistas, étnicos, sexistas
    • Escrita com clareza, capacidade de síntese e solidez na argumentação

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